quinta-feira, 12 de maio de 2016

Curso FIC Agente de Inclusão Digital: 3° Encontro

Bom dia caros alunos,

este é o 3° artigo-resumo sobre nossos encontros. Cada encontro terá um resumo aqui no meu blog. Esses artigos servirão como forma de revisão para vocês.

Bem, mãos a obras!


Em nosso 4° encontro foi apresentado o serviço de Blogs da Google para a turma. blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).

A seguir, um passo a passo de como criar seu blog pelo serviço de Blogger da Google:

1. Criar um novo blog

Você pode criar até cem blogs por conta. Para criar um novo blog:
  1. No canto superior esquerdo, clique em Novo blog.
  2. Na caixa de diálogo que é exibida, insira um nome ou o título principal do seu blog.
  3. Escolha um endereço (URL) para o blog. Ele será usado pelos leitores para visualizar seu blog.
  4. Depois que tiver definido o nome e o endereço do blog, escolha um modelo. Clique em Criar blog.
Dica: você pode usar o tópico, nome, público ou até mesmo a localização do blog para escolher o nome e o endereço do seu blog.
Há duas formas de encontrar seu URL.

A partir do seu blog ativo

  1. Faça login no Blogger.
  2. No blog para o qual deseja encontrar o URL, clique em Ver blog.
  3. O URL se encontra na barra de endereços, na parte superior do seu navegador.

A partir do seu painel

  1. Faça login no Blogger.
  2. Clique no seu blog.
  3. No menu esquerdo, clique em Configurações > Básicas > Publicação.
  4. O URL está em "Endereço do blog".
Para alterar seu URL, siga as mesmas etapas e, depois, clique em Salvar.
Depois que um blog é excluído permanentemente, não é possível usar novamente o URL dele.

2. Usar o painel do Blogger

Para abrir o painel do Blogger, faça login no Blogger
O painel do Blogger listará seus blogs com alguns links rápidos à direita.
  • Para gerenciar um blog, clique no título de um blog.
  • Para criar uma nova postagem, clique em Nova postagem .
  • Para ver suas postagens, clique em Lista de postagens .
  • Para outras ações, clique em Mais opções 
  • Para ver qual a aparência do seu blog, clique em Ver blog.
Na lista de blogs, você verá uma lista dos seus blogs favoritos.

3. Gerenciar seu blog

Após a criação do blog, você será redirecionado ao painel do blog onde poderá construir e gerenciar seu blog.
  • Visão geral: você pode ver a atividade do seu blog, notícias e dicas da equipe do Blogger, e muito mais.
  • Escreva uma nova postagem: no canto superior esquerdo, clique em Nova postagem.
Você pode usar o menu esquerdo para ver suas postagens, páginas, comentários, estatísticas, gerenciar ganhos e campanhas, e muito mais.
Para retornar ao painel do Blogger, no canto superior esquerdo, clique em Meus blogs.

4. Ver seu blog

É possível ver a aparência do seu blog de duas formas.
  • A partir do painel do Blogger, clique em Ver blog.
  • Na parte superior do painel do blog, clique em Ver blog.
Ao ver o blog, uma barra de navegação é exibida na parte superior com algumas ações ou opções que você pode usar.
Para alterar ou gerenciar a barra de navegação:
  1. Acesse o painel do blog.
  2. Clique em Layout.
  3. Em “Navbar” no canto inferior direito, clique em Editar.
Observação: se você usar visualizações dinâmicas, a barra de navegação pode não ser exibida. Saiba como usar modelos personalizados com a barra de navegação.

5. Receber atualizações

Para receber avisos de recursos, conselhos e outras informações para ajudar você a aproveitar todos os recursos do seu blog, inscreva-se para receber atualizações por e-mail.
  1. Faça login no Blogger.
  2. No canto superior direito, clique em Opções .
  3. Selecione Editar configurações do usuário.
  4. Em “Notificações por e-mail", marque a opção "Avisos de recursos."
  5. Clique em Salvar.
Para cancelar a assinatura, desmarque “Avisos de recursos.” 

Aguardo vocês no próximo encontro!

Fontes:
https://support.google.com/blogger/answer/1623800?hl=pt-BR

http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-blogs/

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